Cuidados com instalações elétricas
Cuidados com a instalação elétrica residencial
A segurança de um domicílio envolve muitos fatores a serem considerados, alguns primordiais. Um deles é a instalação elétrica da casa, que precisa ser bem-feita e ter a manutenção sempre em dia.
É muito importante ressaltar que existem muitos riscos ao morar em um domicílio que tem as instalações elétricas deterioradas ou mal instaladas. Esses riscos vão de pequenos acidentes até risco de vida para os moradores. Por isso é tão fundamental se atentar para essa questão.
Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entre 2013 e 2017 mais de 6 mil pessoas sofreram algum tipo de acidente elétrico dentro de casa. Então é preciso tomar certos cuidados para não entrar nessas estatísticas.
Vamos conhecer aqui 10 cuidados que irão te ajudar a manter a parte elétrica da sua casa sempre em boas condições e, assim, manter seu patrimônio e sua família sempre seguros.

1 - Invista em material de boa qualidade nas instalações elétricas
Na tentativa de economizar, muitas pessoas optam por utilizar equipamentos e materiais de baixa qualidade na hora de realizar a instalação elétrica das suas casas. Apesar da intenção de reduzir os gastos ser válida, essa é uma péssima maneira de fazer isso.
Produtos de baixa qualidade podem gerar acidentes no futuro e a economia se transforma em custos ainda maiores, sem falar no risco à segurança dos moradores da casa.
Investir em materiais de marcas confiáveis e de boa qualidade pode parecer um gasto desnecessário, mas é um investimento quando se pensa na segurança que uma boa instalação elétrica trás para um domicílio.

2 - Seguir as Normas de Seguranças (NRs)
Desde 1970 existem Normas Regulamentadoras (NRs) que normatizam a maneira como as empresas devem atuar de modo a garantir a segurança em determinadas áreas de atuação. Em relação às atividades relacionadas a instalação elétrica, a Norma Regulamentadora vigente é a NR10.
Essa norma traz muitas instruções de segurança que devem ser seguidas à risca para garantir sinistros na instalação elétrica, como, por exemplo, desligar o quadro de energia sempre que algum reparo ou modificação for ser realizado no sistema.

3 - Não exagere no benjamim
Os benjamins são uma solução muito prática para locais com poucas tomadas disponíveis, é verdade. Mas é preciso se atentar à quantidade de energia que cada tomada suporta na hora de utilizar um desses.
Você só deve utilizar dois equipamentos conectados à mesma tomada, através do benjamim, quando tiver a certeza de que eles possuem baixa potência e, assim, não irão causar uma sobrecarga de energia.
Não como regra, mas de maneira geral, uma tomada domiciliar suporta cerca de 1200W. Isso é suficiente para conectar uma TV, um videogame e um aparelho de TV a cabo, por exemplo. Agora aparelhos com consumo maior, como máquinas de lavar roupas ou micro-ondas, devem ser utilizados isoladamente em uma tomada.

4 - Evite instalar fios próximos a fonte de calor
Os fios possuem (ou deveriam possuir os de marca confiáveis) uma camada isolante térmica, para evitar que o calor do ambiente cause estragos na fiação. Porém, em contato com superfícies ou locais muitos quentes essa camada se danifica e pode acarretar acidentes.
Evite deixar fios em contato com equipamentos que esquentam, como fornos. Isso vai diminuir as chances de acidente elétrico no domicílio.

5 - Instalação elétrica do lado de fora? Tenha mais cuidado
Nem só de interiores vive o sistema elétrico de uma residência, mas é verdade que instalações na parte externa possuem um risco muito maior de acidentes e, por isso, demandam uma atenção redobrada na instalação e manutenção.

6 - Preste atenção no chuveiro
Se for necessário trocar o chuveiro de uma casa, é muito importante se atentar ao estado da fiação elétrica. Instalar um aparelho com maior potência em um local onde o sistema elétrico não suporta é aumentar muito o risco de acidentes.
Também vale ressaltar que jamais se deve utilizar chuveiros sem aterramento, pois ele é o que garante que a pessoa que está tomando banho não tome um choque se houver algum dano no chuveiro.

7 - Os aparelhos elétricos não gostam de água!
Mantenha os aparelhos elétricos da sua residência longe de locais com água, pois eles podem se tornar condutores de eletricidade e provocar acidentes. Caso um aparelho tenha entrado em contato com água o ideal é desligá-lo imediatamente e procurar uma assistência técnica para reparo.
O banheiro é um local que requer um cuidado especial em relação a isso, já que é um ambiente úmido onde é comum se utilizar equipamentos energizados, como secadores de cabelo.

8 - Não jogue água em um curto-circuito
Algo deu errado na instalação elétrica e um curto-circuito aconteceu? Jamais jogue água para tentar apagar o fogo. Como esses sistemas são energizados, a água irá atuar como uma condutora de eletricidade e você poderá tomar um choque.
Nesses casos, o mais seguro a se fazer é desligar imediatamente a chave geral da instalação elétrica e acionar o corpo de bombeiros. Caso existam extintores de incêndio disponíveis, se atente que em circuitos elétricos só devemos utilizar os de classe C. Essa informação fica disponível no rótulo dos extintores.

9 - Evite improvisar
Muitas vezes acontecem pequenos danos na instalação elétrica e algumas pessoas optam por realizar reparos amadores e improvisados. Evite esse tipo de atitude, pois essas soluções temporárias podem acarretar uma sobrecarga no sistema e provocar acidentes.

10 - Opte por equipamentos modernos
Se estiver montando uma casa e tiver a possibilidade, o ideal é sempre optar por equipamentos mais modernos para utilizar no domicílio. Esses itens mais recentes apresentam muitos avanços em questão de segurança que podem fazer a diferença na hora de evitar um acidente elétrico na sua casa. É um bom investimento.

Uma instalação elétrica confiável é a segurança da sua família
Todas essas dicas e sugestões que demos são boas maneiras de cuidar do maior patrimônio que existe: a sua família. Então mantenha sempre a manutenção elétrica em dia e opte por produtos e profissionais confiáveis. Assim, você e sua família terão uma casa segura e bem equipada.