Como automatizar minha casa

Com o avanço da tecnologia, os mais variados elementos passaram a ter processos de automação em suas capacidades. Isso foi evoluindo tanto que chegou até nas casas. Hoje em dia, ter uma casa automatizada é o sonho de muitos e, cada vez mais, é acessível para as famílias interessadas.

Mas, muitas vezes, existem dúvidas relacionadas ao assunto. Por isso, preparamos este conteúdo. A seguir, abordaremos mais detalhes sobre o que são, exatamente, as casas automatizadas e o que é preciso fazer para ter uma. Assim, as dúvidas podem ficar de lado e os donos das residências entenderão melhor o que deve ser feito.

O que é uma casa automatizada?

Para começar, vamos pela pergunta básica: o que seria, na prática, uma casa automatizada?

Este conceito se baseia na ideia de que a residência passará a ter controles automáticos e, claro, eletrônicos, para diversas funções que, tradicionalmente, dependeriam de determinadas ações manuais.

Para isso, claro, é preciso ter uma linha que conecte tudo. No caso, a chamada Internet das Coisas. A partir desta conexão, a pessoa tem o acesso e pode controlar diversas funções, inclusive simultâneas.

Isso aumenta a praticidade e o conforto nos cuidados com o lar, permite até mesmo gastos menores, já que é possível economizar mais energia, por exemplo, a partir do momento em que a casa se torna conectada e inteligente.

Ou seja, a automação da casa é a capacidade criada para que os diferentes sistemas, que antes eram separados e utilizados individualmente e manualmente, passam a ser amplamente conectados por uma única rede interna do lar. Isso torna a utilização mais simples e eficiente, melhorando a vida de todos os moradores, que têm mais facilidade para usufruir das possibilidades de seu lar.

Recursos que podem ser implantados

Ainda dentro das explicações sobre o que é a automação de uma casa, vale destacar alguns dos principais recursos que podem ser adicionados neste processo. Eles vão desde questões mais ligadas ao conforto e bem estar, chegando também aos pontos relacionados à segurança da casa e a economia, que evita gastos de recursos desnecessários.

Por exemplo: a automação é capaz de controlar a iluminação da casa, evitando focos de luzes desnecessárias, em locais em que não sejam utilizadas no momento. O mesmo pode acontecer com sistemas de água, como irrigação do quintal e jardim.

Além disso, é possível criar ferramentas automatizadas que controlem os gastos gerais, com água e energia, para evitar exageros, para melhorar a capacidade de análise sobre os gastos com estes recursos etc.

Pensando em segurança, é possível conectar sistemas de vigilância, que ampliem o cuidado com os moradores e evitem problemas. Também existe a possibilidade de cuidar dos riscos, não apenas com possíveis invasores, mas sim com erros como vazamento de água, gás e outros. Com uma ferramenta automatizada, o sistema avisa se algo estiver errado neste sentido, alertando sobre o problema.

Isso sem falar na conexão entre as diferentes câmeras de segurança, que tornam o sistema como um todo muito mais seguro e completo.

Falando sobre o conforto e bem estar, é possível acionar o ar-condicionado antes de chegar em casa, para pegar os ambientes já na temperatura desejada quando pisar dentro do lar. Pode parecer algo pequeno, mas se é possível ter, por que não? É um afago no ânimo e no conforto.

Isso também vale para a possibilidade de usar comando de voz para várias atividades, o que evita deslocamentos que possam atrapalhar um momento de lazer. A chance de entrar sem precisar de chaves evita perda de tempo também. Enfim, são várias atividades que se tornam mais agradáveis, além de todos os outros ganhos.

Como ter uma casa automatizada

O primeiro passo é escolher bem todos os elementos técnicos que realizarão este processo. Escolha bem o sistema ideal para cada ponto da casa automatizada.

Isso não pode ser feito de uma hora para a outra, sem pesquisa aprofundada, contato com profissionais que entendam etc. É um tema muito importante que, se mal feito, transforma todos os benefícios em dor de cabeça, porque as coisas não vão funcionar e, no fim, só terá ônus.

Portanto, o primeiro passo é escolher bem os sistemas que serão usados e os profissionais envolvidos na ação. Quando isso for feito, chame os responsáveis técnicos pela instalação e faça um mapeamento completo de tudo que a casa automatizada terá.

É preciso alinhar as características elétricas da casa ao que será colocado como automação, também é necessário pensar na criação das configurações de rede que farão o sistema funcionar, com a internet estável e de boa qualidade.

Ou seja, há uma série de passos que não fazem parte de uma obra “tradicional”, com quebra de paredes e tudo mais, mas sim com a adaptação de pontos conectados para que a internet funcione, por exemplo. É o sinal dos novos tempos, em que a tecnologia modifica as coisas e traz uma nova realidade, mais prática. Mas é preciso realizar o trabalho com muita atenção, como citamos acima, para ter a maior qualidade final.

Então, para que o processo seja o ideal, é preciso ter as parcerias certas, resumidamente. Alguns elementos, como ter um bom assistente virtual, também são necessários e isso pode ser feito por conta própria. O dono da casa pesquisa a ferramenta que mais agrada e, com isso, a compra.

Depois, ele pode instalar em casa, seja com ajuda de algum profissional ou mesmo por conta própria, se houver conhecimento sobre o tema.

O importante é: mesmo com alguns passos sendo feitos de maneira individual, é importante contar com ajuda para definir as configurações de rede, instalar as automações de maneira completa e criar o circuito elétrico da casa de maneira que fique totalmente compatível com a automação.

Estas são algumas informações relevantes sobre o processo de automatizar a casa. É uma tendência do futuro e já acontece no presente. Cada vez mais, as pessoas buscam esta solução para ter segurança, praticidade e conforto no lar. Todas estas são características indispensáveis para as casas atuais.

E isso só será atingido com um bom processo de automação. Por isso, busque a ajuda certa e tenha os melhores processos. Feito isso, sua casa automatizada será, mais do que um luxo, uma grande solução para sua vida.